“O legado de Washington Olivetto: do Garoto Bombril ao Primeiro Sutiã e Hitler”
Washington Olivetto, o renomado publicitário brasileiro, faleceu aos 73 anos neste domingo (13) devido a complicações de uma pneumonia. Conhecido por suas campanhas icônicas e marcantes, Olivetto deixou um legado na publicidade mundial que será lembrado por gerações.
Com mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes e sendo o criativo mais premiado dos últimos 30 anos no festival Profissionais do Ano da Rede Globo, Olivetto conquistou o reconhecimento internacional por suas criações inovadoras e impactantes.
Entre suas campanhas mais famosas estão os comerciais da Bombril, com o “Garoto Bombril” interpretado por Carlos Moreno, e os comerciais do amaciante Mon Bijou e do pinho Bril. Além disso, Olivetto produziu os únicos dois comerciais brasileiros presentes na lista dos 100 maiores do mundo de todos os tempos.
Destaque para os comerciais “Primeiro Sutiã” e “Hitler”, que se tornaram referências na publicidade mundial. O primeiro, desenvolvido para a marca de roupa íntima Valisère, retrata a jornada de uma adolescente ao ganhar seu primeiro sutiã. Já o segundo, feito para a Folha de S. Paulo, aborda a manipulação da verdade ao contar feitos positivos de Adolph Hitler para a economia alemã.
Com uma carreira brilhante e repleta de prêmios e reconhecimentos, Washington Olivetto deixou sua marca na indústria da publicidade e continuará sendo lembrado como um dos maiores talentos do setor. Sua criatividade e genialidade permanecerão como inspiração para as futuras gerações de publicitários.