Desigualdade digital: escolas públicas brasileiras enfrentam desafios na conectividade dos alunos
Um levantamento realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) revelou que menos de um terço das escolas públicas brasileiras possuem equipamentos tecnológicos para os alunos acessarem a internet. A média é de apenas uma máquina para cada 10 estudantes, o que evidencia a falta de recursos tecnológicos nas instituições de ensino.
Além disso, a pesquisa apontou que, mesmo nas escolas que possuem acesso à internet, apenas 62% delas disponibilizam a rede para atividades relacionadas à aprendizagem. Muitas utilizam a conexão apenas para tarefas burocráticas na secretaria, o que limita o uso da tecnologia como ferramenta educacional.
Apenas 11% das escolas com ensino fundamental e médio possuem planos de internet na velocidade considerada adequada pela Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, lançada pelo governo federal em setembro de 2023. Este documento prevê que as escolas ofereçam 1 Mbps por aluno no turno mais movimentado, o que possibilitaria a realização de transmissões ao vivo e outras atividades online.
Diante desses dados, fica evidente a necessidade de investimentos e políticas públicas que garantam a inclusão digital nas escolas públicas brasileiras, proporcionando aos alunos acesso à tecnologia e à internet de qualidade para potencializar seu aprendizado e desenvolvimento.