Desafios na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para combater o analfabetismo são discutidos em debate no Senado

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Desafios e urgências na Educação de Jovens e Adultos: a necessidade de políticas públicas eficazes

Senadores e especialistas se reuniram nesta quarta-feira (10) na Subcomissão Permanente para Acompanhar as Políticas de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) para discutir os desafios enfrentados pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Entre os principais problemas apontados estão o baixo financiamento, a governança fragmentada e a oferta insuficiente em relação à demanda.

A senadora Janaína Farias (PT-CE), presidente da subcomissão, ressaltou a importância de políticas públicas eficazes e eficientes para a EJA, destacando a necessidade de garantir direitos educacionais para todos. O consultor de Educação da UNESCO, Wagner Santana, enfatizou a urgência de maior investimento e governança na EJA, apontando que a omissão dessas políticas agrava as desigualdades sociais.

Débora Cristina Jeffrey, da UNICAMP, destacou a importância de tornar a EJA uma prioridade nas agendas educacionais estaduais e municipais, enquanto Gilvanice Barbosa da Silva Musial, da UFBA, alertou para o fechamento de escolas de EJA e a falta de estratégias para garantir o acesso e a permanência na educação para jovens e adultos.

Analise de Jesus da Silva, da UFMG, ressaltou a urgência de políticas públicas eficazes e imediatas, enquanto a representante do Ministério da Educação, Mariângela Graciano, destacou a importância do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos.

Na mesma sessão, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) foi eleita vice-presidente da subcomissão por aclamação, destacando a importância de aprofundar o debate sobre a EJA. A discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos continua sendo um tema crucial para garantir o acesso à educação de qualidade para todos os brasileiros.

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