Educação Permissiva: O Desafio de Estabelecer Limites e Autoridade
Educação permissiva: o desafio de educar sem autoritarismo
Uma professora da rede pública de São Paulo desabafou sobre a dificuldade de lidar com crianças que não seguem regras nem aceitam a autoridade dos docentes. O caos atribuído à “educação permissiva” tem gerado polêmica e reflexão sobre os limites da educação positiva.
A educadora Rebeca Café, de 29 anos, aponta que a interpretação errada do conceito de educação positiva está gerando indivíduos com dificuldade de viver em sociedade. Pais que buscam sempre negociar e permitir que a criança tome decisões importantes estão, na verdade, prejudicando o desenvolvimento dos filhos.
Segundo especialistas, a diferença entre educação positiva e permissiva está na forma como os limites são estabelecidos. Enquanto a educação positiva preza pelo respeito, diálogo e negociação sem autoritarismo, a permissiva permite que a criança tenha o controle das situações, o que pode resultar em indivíduos egocêntricos e com dificuldade de lidar com normas sociais.
Na escola, a falta de respeito dos alunos com os professores é um reflexo da educação permissiva em casa. Os pais que evitam embates e não estabelecem limites acabam criando crianças que não compreendem a importância de seguir regras e respeitar a autoridade dos adultos.
Para aplicar a educação positiva sem cair na permissividade, é essencial construir uma noção de autoridade afetuosa e serena, sem recorrer a gritos ou castigos. A criança precisa entender que os pais estão guiando-a para o seu próprio bem, mesmo que isso signifique estabelecer limites e regras claras.
É importante encontrar o equilíbrio entre o respeito à individualidade da criança e a necessidade de estabelecer limites e regras para o convívio em sociedade. A educação não pode ser focada apenas no “eu”, mas sim em formar indivíduos capazes de lidar com frustrações e respeitar as normas coletivas.
Diante desse cenário, é fundamental refletir sobre a forma como estamos educando nossos filhos e buscar um equilíbrio entre a educação positiva e a permissiva, para garantir o desenvolvimento saudável e equilibrado das crianças.