Problemas técnicos afetam sistemas de bancos e PIX fica indisponível nesta segunda-feira
Clientes dos principais bancos do país enfrentaram uma manhã de dificuldades nesta segunda-feira (14) ao tentar acessar serviços digitais, incluindo o sistema PIX. O Banco Central confirmou que houve “problemas técnicos” na plataforma, afetando o funcionamento do PIX durante algumas horas. No entanto, as equipes do Banco Central agiram rapidamente e resolveram a situação ainda pela manhã.
O serviço DownDetector registrou picos de falhas em sistemas virtuais de instituições bancárias e de pagamento, com 11 dos 12 sites brasileiros com maior índice de falhas sendo de bancos. Os aplicativos dos bancos apresentavam mensagens informando aindisponibilidade do PIX, com sugestões de alternativas como realizar TEDs.
O C6 informou que estava passando por atualizações, enquanto o Bradesco indicava que o PIX não estava disponível e recomendava a realização de TEDs. O Itaú Unibanco identificou uma instabilidade no sistema do PIX e orientou os clientes a não refazerem as transações em caso de erro. Já o Santander informou que o sistema foi restabelecido por volta do meio-dia.
Apesar dos transtornos, o Banco Central garantiu que a situação foi resolvida e que os serviços digitais dos bancos já estão funcionando normalmente. Ainda assim, a ocorrência dos problemas técnicos nesta segunda-feira deixou os clientes dos bancos em alerta e ressaltou a importância da estabilidade e segurança dos sistemas financeiros digitais.