Governador Elmano de Freitas participa da abertura da segunda turma de multiplicadores em Energias Renováveis do Projeto H-TEC no Ceará
Nesta segunda-feira (16/9), o governador Elmano de Freitas participou virtualmente da abertura da segunda turma de multiplicadores para formação em Energias Renováveis do Projeto H-TEC. Mais de 525 estudantes estão em curso de nível de pós-graduação nos polos de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. A primeira turma, composta por outros 525 multiplicadores, já foi concluída.
Durante o evento, o governador ressaltou a importância da formação para que o Ceará se torne um grande produtor de energias renováveis. “O Ceará tem potencial para se tornar um fornecedor de energia renovável para o mundo, incluindo o hidrogênio verde. Ter multiplicadores com essa formação é estratégico para garantir essa oportunidade para o povo cearense”, afirmou Elmano de Freitas.
O Estado do Ceará possui 40 memorandos de entendimento com empresas nacionais e estrangeiras para o Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém, sendo que seis evoluíram para pré-contratos firmados. Em outubro, essas empresas devem apresentar projetos ao Conselho Nacional da ZPE para iniciar investimentos no Porto do Pecém, com a montagem da primeira usina de hidrogênio verde no Ceará, que demandará um investimento inicial de mais de R$100 milhões em terraplanagem.
O governador também destacou o cenário favorável para a transição energética no Brasil, com a realização do leilão federal de novas linhas de transmissão e a regulamentação do hidrogênio verde no país, aprovada recentemente pelo Congresso e sancionada pelo presidente.
O Projeto H-TEC é financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e conta com a participação de diversas universidades do Ceará. Além da formação dos multiplicadores, o projeto prevê a instalação de 13 laboratórios didáticos em municípios estratégicos para as Energias Renováveis no estado.
Com a formação de mais de 11.000 pessoas prevista no projeto, a próxima fase incluirá a qualificação técnica de profissionais na área das Energias Renováveis e Hidrogênio Verde, com atuação dos multiplicadores formados. A primeira turma, que inicia em outubro, será composta por 900 estudantes em seis polos/municípios.