Economistas elevam projeção de crescimento da economia e inflação para os próximos anos, aponta BC
Após a divulgação dos números pelo Banco Central, a expectativa dos economistas dos bancos para o crescimento da economia neste ano subiu para 2,96%. Além disso, as projeções de inflação para os anos de 2024 e 2025 também foram elevadas, com uma expansão da economia próxima de 3% prevista para este ano.
Os dados, fruto de uma pesquisa com mais de 100 instituições financeiras, foram divulgados no relatório “Focus” nesta segunda-feira (16) pelo BC. A expectativa de inflação para este ano avançou pela nona semana seguida, passando de 4,30% para 4,35%.
Com as projeções de inflação se distanciando da meta central estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, o Banco Central já está mirando na taxa básica de juros para tentar conter a alta dos preços. Atualmente, a taxa Selic está em 10,50% ao ano, com previsão de aumento para 10,75% na próxima quarta-feira (18).
Além disso, as projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024 também subiram, passando de 2,68% para 2,96%. O PIB do segundo trimestre registrou uma expansão de 1,4%, surpreendendo positivamente o mercado financeiro.
Para o dólar, a projeção para o fim de 2024 subiu de R$ 5,35 para R$ 5,40, enquanto a expectativa para o saldo da balança comercial e para os investimentos estrangeiros diretos no Brasil também tiveram ajustes.
Com esses números em mente, os economistas continuam prevendo novas elevações na taxa básica de juros e um cenário de crescimento econômico para os próximos anos.