Supremo Tribunal Federal volta a analisar recursos sobre ‘revisão da vida toda’ do INSS na próxima semana

Data:

STF retoma julgamento sobre revisão da vida toda em plenário virtual: cinco votos pela rejeição dos recursos

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará o julgamento sobre a revisão da vida toda no dia 20 de setembro. Os recursos que defendem a volta da tese serão analisados no plenário virtual, com prazo para votação até o dia 27. Até o momento, cinco ministros já votaram pela rejeição dos recursos, mantendo a decisão anterior da Corte.

A revisão da vida toda, que permitia aos segurados do INSS escolher a regra mais vantajosa para calcular o valor da aposentadoria, foi derrubada pela maioria do STF em março. Agora, o Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) recorreram contra essa decisão.

O relator dos recursos, ministro Nunes Marques, já votou pela rejeição dos pedidos, argumentando que a nova decisão do plenário apenas reestabelece o entendimento anterior do STF. A tese da revisão da vida toda, que não está mais em vigor, permitia aos aposentados um novo cálculo no valor do benefício, incluindo salários anteriores a julho de 1994.

Com a decisão do STF, os segurados que contribuíram antes de 1999 ficam na regra de transição, enquanto aqueles que entraram na Previdência depois dessa data terão o benefício calculado com base no fator previdenciário. A discussão sobre a revisão da vida toda continua gerando polêmica e impactando diretamente a vida dos aposentados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe a informação:

Popular

Mais como isso
Relacionado

Senado aprova medida que facilita aposentadoria para pessoas com incapacidade permanente.

Senado aprova projeto que dispensa perícia frequente para pessoas...

Decisão da Turma do STF nega pedido de desbloqueio de conta de blogueiro apoiador de Bolsonaro

Ministro Alexandre de Moraes mantém bloqueio de perfil ligado...