Presídios são o principal tipo de domicílio coletivo no Brasil, abrigando 479 mil pessoas, mostra Censo 2022.
Presídios são o principal tipo de domicílio coletivo no Brasil, abrigando quase meio milhão de pessoas, mostra Censo 2022
Os presídios são o principal tipo de domicílio coletivo no Brasil, abrigando 479 mil pessoas, de acordo com dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (5). Isso representa 0,4% da população brasileira, que totaliza 203 milhões de habitantes.
Segundo o IBGE, 96% dos moradores de presídios são homens. Além dos presídios, outros tipos de domicílios coletivos incluem asilos, orfanatos, quartéis e albergues para moradores de rua.
Os dados também revelam que as mulheres são maioria nos asilos, representando 60% dos 160 mil moradores desses locais. A expectativa de vida mais alta das mulheres em comparação com os homens pode ser uma das razões para essa predominância.
Além disso, o Censo de 2022 trouxe outras informações importantes, como o crescimento da população indígena em 89% desde 2010, o aumento do número de pessoas que se identificam como quilombolas e a mudança na composição racial do país, com os brasileiros se declarando mais pardos do que brancos pela primeira vez.
Esses dados revelam não apenas a diversidade da população brasileira, mas também os desafios enfrentados em termos de moradia, saúde e saneamento básico. O Censo é uma ferramenta fundamental para compreender a realidade do país e orientar políticas públicas que atendam às necessidades da população.