Análise do caso X no plenário do STF é vista como oportunidade para encerrar polêmica, segundo viés de centro-direita.

Data:

STF deve analisar bloqueio do X e antigo Twitter: o que esperar da decisão final?

O Supremo Tribunal Federal (STF) está prestes a decidir sobre o bloqueio da rede social X, antigo Twitter, no Brasil. A sugestão do ministro Nunes Marques de levar o caso ao plenário é vista como uma medida positiva para encerrar de vez a polêmica. A tendência é de que, por maioria, o STF mantenha o bloqueio da rede X, que deixou de ter um representante legal no país, desafiando a legislação brasileira.

A decisão monocrática inicial do ministro Alexandre de Moraes, posteriormente confirmada pela Primeira Turma, deve ser ratificada pelo plenário, evitando que os defensores do empresário Elon Musk continuem lançando dúvidas sobre a legalidade do bloqueio. A expectativa é de que tanto a Advocacia-Geral da União quanto a Procuradoria-Geral da República decidam pelo não conhecimento da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental como instrumento para recorrer da decisão.

O caso também servirá para sepultar a tese de que cabe ADPF contra ato de ministro ou da turma, reforçando a autoridade do Judiciário brasileiro. Durante a sessão, a maioria dos ministros deve se posicionar a favor do bloqueio da rede social, mas também apontar algumas divergências em relação à decisão de Alexandre de Moraes, como a aplicação de multa para quem acessar a rede X por meio de VPN e o bloqueio das contas e ativos da Starlink, outra empresa de Musk no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe a informação:

Popular

Mais como isso
Relacionado

Senado aprova medida que facilita aposentadoria para pessoas com incapacidade permanente.

Senado aprova projeto que dispensa perícia frequente para pessoas...

Decisão da Turma do STF nega pedido de desbloqueio de conta de blogueiro apoiador de Bolsonaro

Ministro Alexandre de Moraes mantém bloqueio de perfil ligado...