Boeing 737-200 da Lufthansa, sequestrado há 40 anos, retorna à Alemanha em pedaços
Boeing 737-200 da Lufthansa, sequestrado há 40 anos, finalmente retorna à Alemanha
Na noite desta quinta-feira (21), uma parte do avião Boeing 737-200 da Lufthansa, que estava estacionado no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza desde 2009, finalmente deixou a capital cearense com destino a Friedrichshafen, na Alemanha. O cargueiro russo Ilyushin IL-76 decolou por volta das 22 horas, transportando os pedaços da aeronave.
O Boeing, conhecido como Landshut, foi sequestrado por terroristas há 40 anos, em um episódio que marcou o auge da luta entre o Estado alemão e o terrorismo de extrema esquerda. Após uma semana de sequestro, as forças policiais alemãs conseguiram resgatar os 90 passageiros que estavam à bordo, fortalecendo a democracia no país.
A aeronave, que foi comprada pela TAF Linhas Aéreas SA e posteriormente ficou parada devido a pendências judiciais, foi cedida à República Federal da Alemanha em um acordo assinado este ano. Agora, cerca de 15 técnicos alemães da Lufthansa Tecnik estão trabalhando no desmonte do avião para que ele seja remontado e exposto no Museu Aeroespacial Dornier, em Friedrichshafen.
O retorno do Boeing 737-200 marca o 40° aniversário do chamado Outono Alemão, período de grande tensão no país. O governo alemão se interessou em trazer de volta a aeronave como um símbolo da resistência à violência terrorista. Com a conclusão desse capítulo histórico, o Landshut finalmente retorna ao seu país de origem, encerrando um ciclo de lembranças sombrias.