Fragmento de aeronave sequestrada por terroristas em 1977 parte do Ceará rumo à Alemanha

Data:

Boeing 737-200 da Lufthansa, sequestrado há 40 anos, retorna à Alemanha em pedaços

Boeing 737-200 da Lufthansa, sequestrado há 40 anos, finalmente retorna à Alemanha

Na noite desta quinta-feira (21), uma parte do avião Boeing 737-200 da Lufthansa, que estava estacionado no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza desde 2009, finalmente deixou a capital cearense com destino a Friedrichshafen, na Alemanha. O cargueiro russo Ilyushin IL-76 decolou por volta das 22 horas, transportando os pedaços da aeronave.

O Boeing, conhecido como Landshut, foi sequestrado por terroristas há 40 anos, em um episódio que marcou o auge da luta entre o Estado alemão e o terrorismo de extrema esquerda. Após uma semana de sequestro, as forças policiais alemãs conseguiram resgatar os 90 passageiros que estavam à bordo, fortalecendo a democracia no país.

A aeronave, que foi comprada pela TAF Linhas Aéreas SA e posteriormente ficou parada devido a pendências judiciais, foi cedida à República Federal da Alemanha em um acordo assinado este ano. Agora, cerca de 15 técnicos alemães da Lufthansa Tecnik estão trabalhando no desmonte do avião para que ele seja remontado e exposto no Museu Aeroespacial Dornier, em Friedrichshafen.

O retorno do Boeing 737-200 marca o 40° aniversário do chamado Outono Alemão, período de grande tensão no país. O governo alemão se interessou em trazer de volta a aeronave como um símbolo da resistência à violência terrorista. Com a conclusão desse capítulo histórico, o Landshut finalmente retorna ao seu país de origem, encerrando um ciclo de lembranças sombrias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe a informação:

Popular

Mais como isso
Relacionado

Senado aprova medida que facilita aposentadoria para pessoas com incapacidade permanente.

Senado aprova projeto que dispensa perícia frequente para pessoas...

Decisão da Turma do STF nega pedido de desbloqueio de conta de blogueiro apoiador de Bolsonaro

Ministro Alexandre de Moraes mantém bloqueio de perfil ligado...