Confira 5 ferramentas da Justiça Eleitoral no combate às notícias falsas

Data:

TSE aprova resoluções para combater desinformação na propaganda eleitoral: entenda as medidas e punições

TSE aprova resoluções para combater desinformação na propaganda eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou resoluções com restrições ao uso da inteligência artificial e proibições de manipulação de conteúdo na propaganda eleitoral. As novas regras deixam claro que candidatos que espalharem desinformação podem sofrer punições.

A Justiça Eleitoral está empenhada em combater a disseminação de fake news durante as eleições, seja através do uso de inteligência artificial ou de deep fakes. A resolução aprovada pelo TSE proíbe o uso de conteúdo fabricado ou manipulado para difundir fatos inverídicos, com potencial para causar danos ao equilíbrio do pleito.

Além disso, as redes sociais também estão sendo responsabilizadas quanto à circulação de conteúdos irregulares. As plataformas devem adotar medidas para impedir a disseminação de informações falsas que possam afetar a integridade do processo eleitoral.

Para auxiliar no combate à desinformação, foi criado o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde), que reúne representantes de diversas entidades. Além disso, foi disponibilizado o telefone 1491, onde qualquer cidadão pode denunciar mentiras na propaganda eleitoral.

Com essas medidas, a Justiça Eleitoral busca garantir a lisura do processo eleitoral e impedir que a propagação de conteúdos falsos comprometa a liberdade de escolha do eleitor. A disseminação de desinformação não apenas tem repercussões eleitorais, mas também consequências penais, com pena de detenção para quem divulgar informações inverídicas durante a campanha eleitoral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe a informação:

Popular

Mais como isso
Relacionado

Senado aprova medida que facilita aposentadoria para pessoas com incapacidade permanente.

Senado aprova projeto que dispensa perícia frequente para pessoas...

Decisão da Turma do STF nega pedido de desbloqueio de conta de blogueiro apoiador de Bolsonaro

Ministro Alexandre de Moraes mantém bloqueio de perfil ligado...