Investigação revela irregularidades na aquisição de medicamentos e insumos pela Secretaria da Saúde do Ceará | Ceará

Data:

Operação Medicar: Ministério Público investiga fraude na compra de medicamentos pela Secretaria da Saúde do Ceará

O Ministério Público do Estado do Ceará e o Ministério Público de Contas deflagraram nesta quinta-feira a Operação Medicar, que investiga fraudes na compra de medicamentos e material médico-hospitalar pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Segundo os órgãos, as empresas investigadas teriam recebido cerca de R$ 48 milhões do Estado entre 2015 e 2017.

Durante as investigações, foram identificados diversos crimes e irregularidades, como a troca de materiais, pagamento antecipado de fornecedores, recebimento de produtos sem registro sanitário e superfaturamento de preços. As empresas envolvidas teriam firmado contratos com valores abaixo do mercado, com o intuito de fornecer produtos de qualidade inferior aos contratados.

Servidores da Secretaria da Saúde estariam envolvidos no esquema, gerenciando os contratos de forma fraudulenta e inserindo informações falsas nos sistemas de controle público. Os investigados responderão por crimes como organização criminosa, falsidade ideológica e fraude à licitação.

Nesta fase da operação, uma servidora da SESA e um empresário foram presos temporariamente, e mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diversas localidades. A investigação aponta também para a aquisição de material e medicamentos por Prefeituras Municipais em condições semelhantes, o que será investigado nas próximas etapas da Operação Medicar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe a informação:

Popular

Mais como isso
Relacionado

Senado aprova medida que facilita aposentadoria para pessoas com incapacidade permanente.

Senado aprova projeto que dispensa perícia frequente para pessoas...

Decisão da Turma do STF nega pedido de desbloqueio de conta de blogueiro apoiador de Bolsonaro

Ministro Alexandre de Moraes mantém bloqueio de perfil ligado...