Dólar abre em baixa após leilão do Banco Central para conter alta cambial
Dólar abre em baixa após leilão do Banco Central para conter altas expressivas
O dólar abriu em baixa nesta sexta-feira (30), após o Banco Central do Brasil realizar um leilão da moeda americana para controlar as altas expressivas do câmbio ao longo desta semana. A moeda norte-americana fechou em alta de 1,20% na véspera, cotada a R$ 5,6231.
O leilão do BC visa aumentar a quantidade de dólares disponíveis no mercado financeiro, reduzindo as altas da taxa de câmbio. Investidores têm recorrido à moeda americana para se proteger contra incertezas sobre os juros nos Estados Unidos e o cenário fiscal no Brasil.
Além disso, novos dados de inflação nos Estados Unidos foram divulgados, mostrando um índice PCE de 2,5% em um ano até julho, levemente melhor que o esperado. O mercado também está atento às declarações do presidente do BC, Roberto Campos Neto, sobre a questão fiscal no Brasil.
Com o dólar cotado a R$ 5,6159 às 09h20, o mercado aguarda para ver como a moeda se comportará ao longo do dia. Enquanto isso, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores, começa a operar às 10h, após fechar em queda de 0,95% na quinta-feira, aos 136.041 pontos.
O cenário econômico nacional e internacional continua sendo influenciado por diversos fatores, como a política monetária do Federal Reserve nos EUA e a situação fiscal do Brasil. Os investidores estão atentos às movimentações dos mercados e aguardam por mais informações para tomar decisões financeiras.