Fumaça das queimadas na Amazônia e Pantanal ainda afeta o céu de Fortaleza, mas melhora é perceptível nesta quarta-feira (28/8)
O aspecto cinza no ar em Fortaleza começa a desaparecer aos poucos nesta quarta-feira (28/8), mas ainda é possível observar o céu acinzentado devido ao rescaldo de fumaça das queimadas na região Amazônica, Pantanal e em outras regiões do país. Segundo a Climatempo, a qualidade do ar na Região Metropolitana é boa, sem focos de incêndios.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explicou que o céu cinzento é resultado da circulação atmosférica e da baixa umidade relativa do ar, que facilita o transporte de aerossóis da superfície para a atmosfera. A presença de fumaça em diferentes níveis da troposfera também contribui para o cenário.
Além disso, a Funceme apontou que a fumaça de origem remota, como as queimadas na África, também influencia na coloração do céu. A previsão é de temperaturas altas, entre 36°C e 38°C em algumas regiões do estado, com umidade relativa do ar entre 20% e 30%.
Os ventos fortes, principalmente na faixa litorânea e regiões de serra, podem atingir até 65 km/h, o que torna o período propício para a propagação de incêndios. Este cenário seco e quente favorece a manutenção e desenvolvimento dos focos de calor, tornando essencial a atenção e cuidado com as queimadas.