Governo anuncia medidas para conter gastos e revisar cadastros de benefícios sociais em 2025
Governo anuncia medidas para conter gastos e evitar colapso fiscal em 2025
Nesta quarta-feira (28), a área econômica do governo divulgou uma série de medidas com o objetivo de conter o crescimento das despesas e evitar o colapso do arcabouço fiscal nos próximos anos. Entre as ações anunciadas está a revisão de cadastros do Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do auxílio-doença, com o intuito de limitar o pagamento dos benefícios a quem realmente tem direito, reduzindo assim as fraudes.
De acordo com cálculos da área econômica, essa revisão de cadastros resultará em uma economia de R$ 19,2 bilhões em 2025. Somado a outras medidas, como mudanças no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e do seguro defeso, o governo pretende cortar cerca de R$ 26 bilhões em gastos no próximo ano.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia informado anteriormente sobre a necessidade de cortes de gastos, porém o detalhamento das medidas só foi feito agora. Além da revisão de cadastros, outras ações incluem a integração de políticas públicas, a modernização das vinculações e a revisão de subsídios da União.
Economistas têm alertado para a importância de medidas mais fortes de cortes de gastos obrigatórios, que exigiriam alterações na legislação. O Tribunal de Contas da União (TCU) também advertiu para o risco de um possível “shutdown” da máquina pública até 2028, caso não haja uma revisão da legislação para conter o aumento das despesas obrigatórias.
Diante desse cenário, o governo busca adotar medidas para garantir a sustentabilidade fiscal e evitar um colapso nas contas públicas nos próximos anos. A incerteza das projeções e a necessidade de cortes de gastos têm sido temas recorrentes nas discussões sobre a política econômica do país.