Receita prorroga prazo de entrega do Imposto de Renda para moradores do Rio Grande do Sul afetados por desastre natural
Devido ao desastre natural que atingiu o estado do Rio Grande do Sul, a Receita Federal decidiu prorrogar o prazo de entrega do imposto de renda para os moradores dos 336 municípios afetados pelas chuvas. Agora, esses contribuintes terão até o dia 30 de agosto para enviar o documento, evitando assim possíveis multas e complicações.
A multa mínima para casos de atraso na entrega é de R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do imposto devido. Além disso, quem perder o prazo estará sujeito a ter o CPF bloqueado, cair na malha fina, ser chamado pela Receita Federal para prestar esclarecimentos e até mesmo ser investigado e processado por crimes de sonegação fiscal e evasão de divisas.
Para evitar esses problemas, a consultora tributária Elaine Duarte recomenda que os contribuintes que não conseguiram reunir todos os documentos para finalizar a declaração optem pela transmissão incompleta, podendo corrigir as informações posteriormente com uma declaração retificadora. Além disso, a opção pelo modelo pré-preenchido, disponível para os contribuintes com contas no sistema Gov.br, pode facilitar o processo, incluindo automaticamente a maioria das informações do Imposto de Renda.
Portanto, é importante que os contribuintes dos municípios afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul fiquem atentos ao novo prazo de entrega e busquem formas de evitar multas e complicações futuras. A entrega da declaração dentro do prazo é fundamental para garantir a regularidade fiscal e evitar problemas com a Receita Federal.